A maquiagem colorida está em alta. As cores são vivas, cintilantes e fluorescentes. O destaque da maquiagem colorida é para os olhos e a boca. Já a pele terá um aspecto mais suave com ajuda das bases ultrafinas que uniformizam o tom da pele sem pesar na cobertura. O pó facial entra apenas para controlar o brilho e fixar a maquiagem.
Apesar de as cores serem fortes e chamativas, é sempre bom lembrar que deve se ter cuidado com o equilíbrio entre olhos e boca. Caso as sombras sejam brilhantes ou coloridas, a boca deve receber apenas um discreto gloss — valendo também o batom cor de boca. Se o olhar for apenas realçado com tons neutros, aí pode caprichar no batom.
É importantíssimo que a pele esteja limpa e tonificada. Se a maquiagem for feita durante o dia, use um protetor solar. Se for à noite, use um primer. Como o destaque vai para os olhos, existe um produto específico que ajuda a fixar a maquiagem nos olhos.
Em seguida use uma base ultrafina (no mesmo tom da pele) e corretivo para cobrir as imperfeições. Depois, utilize pó facial para controlar o brilho (evite o pó compacto para não ficar carregado). O pó efeito bronzeado será utilizado como blush, que traz o visual saudável de praia.
As sobrancelhas são as molduras dos olhos: é importante que se atente a elas também. Um lápis específico de sobrancelha deve ser usado para corrigir as falhas. Para pentear os fios, use máscara incolor.
Nos olhos, antes da sombra, faça traços largos com delineador. Não deixe também de usar uma sombra delineada e o lápis (que antes era o tradicional preto, agora já é encontrado em várias cores).
Para que as cores da sombra fiquem bem intensas, o aplicador de sombras pode ser umedecido com água ou com demaquilante. A sombra deve ser aplicada até o côncavo, ou seja, o osso abaixo da sobrancelha — trata-se da parte móvel dos olhos. Como a separação das sombras fica muito nítida, o ideal é suavizar essas linhas divisórias com um pincel, esfumaçando-as.
Depois é só dar o retoque final com várias camadas de máscara preta nos cílios e o batom. A tonalidade do batom vai depender das cores da sombra: se as cores forem cítricas bem coloridas, vale um gloss bem brilhante, mas transparente. Se as cores dos olhos forem mais neutras, pode caprichar em batons vibrantes.
Para quebrar o efeito forte durante o dia, aplique o colorido suavemente no canto interno do olho e misture com uma sombra opaca e leve, como a bege e a marrom. Se você não gosta de marcar os olhos mas quer estar dentro da tendência, dispense as sombras e destaque as maçãs do rosto com um blush alegre, como laranja ou cereja.
Para obter olhos vibrantes, o segredo é caprichar nas cores: